Sobre Alquimia

 

“A arte de trabalhar e aperfeiçoar os corpos com a ajuda da natureza.”lab00

Sua origem precisa é desconhecida. Há registros de sua prática na antiga China, na Babilônia, no antigo Egito e na Pérsia. Atualmente tem-se conhecimento de escritos que datam de 3000 anos antes de Cristo sobre Alquimia.

A alquimia é conhecida como “a arte de curar todos os males” e dela nasceu um conjunto de ciências ao longo do tempo, como: a quimica, a física, a arte, a astrologia e a própria medicina.

Os alquimistas tinham em seu laboratório um lugar sagrado e não concebiam a ideia de fazer remédios sem unir ciência e espiritualidade.

Paracelso, alquimista que viveu entre os anos de 1493 e 1541, afirmava que a alquimia tinha os mesmos fundamentos universais da ciência médica que também eram encontrados em Avicenna, Rasis, Averróis, Hipócrates e Galeno (Paracelso. A Chave da Alquimia. ed. Três, 1973 pg. 41)

John Dee (1527-1609) foi conselheiro particular da rainha Elisabeth I em Londres. Outros alquimistas deixaram seu legado na história, como Nicolas Flamel, Isac Newton e tantos outros conhecidos como físicos e cientistas.